sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mundo virtual cresce e torna-se, cada vez mais, uma realidade de mercado

Por Márcia Cruz

Sem dúvida a internet cresce a cada dia no mundo, o que força o mercado a se modernizar e conhecer melhor as ferramentas disponíveis no mundo virtual.

Até 2012, a previsão é que o número de usuários dobre, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mill pessoas entram, pela primeira vez, na internet, e 75% das pessoas já consideram a internet indispensável.

O crescimento é galopante e só tende mesmo a aumentar. Em 1982 havia 315 sites na internet. Hoje já são mais de 174 milhões, sem falar do sucesso estrondoso das redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, que já são manias mundiais.

BANDA LARGA MAIS BARATA

Mesmo com tantas deficiências e dificuldades ainda existentes, o Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet, de acordo com pesquisa realizada pelo F/Nazca. E se depender do novo Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, subiremos mais ainda no ranking. Um dos seus projetos prioriários é reduzir o custo de banda larga para os internautas brasileiros, para que todos possam ter acesso ao serviço não somente no trabalho e em lan houses, mas em casa e através de novas tecnologias, como smartphones (telefones celulares com funções avançadas, como acesso à internet) e tablets (computadores em forma de prancheta). “As pessoas querem estar atualizadas, principalmente a juventude, que quer ter acesso às novas tecnologias. A tendência é que esses tablets virem uma febre também no Brasil. E quanto mais barato, melhor. Significa desenvolvimento da nossa indústria, emprego, gente fazendo software pra esses equipamentos”, afirma o ministro.


Paulo Bernardo afirmou também que vai conversar com todas as operadoras de telefonia interessadas em participar do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que tem como objetivo fornecer o acesso à internet em alta velocidade a baixo custo para a população. Uma alternativa para que isto se torne realidade é a redução de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para que as operadoras possam reduzir o valor do serviço para os consumidores. Mas só vai funcionar se a redução do imposto se refletir, de fato, na diminuição do preço final do serviço ao consumidor. “Se tirar o ICMS e as empresas não baixarem o preço, o consumidor não ganha nada, não adianta fazer desse jeito. Vamos fazer em conjunto, se tiver que tirar imposto federal, estadual, conseguir crédito, melhores condições para as empresas, nós vamos ajudar. Mas queremos que os consumidores sejam beneficiados por isso”, disse o ministro, que pretende, também, cobrar uma solução mais rápida para o assunto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

DADOS IMPORTANTES

Comparação do crescimento da INTERNET com outros veículos
Internet: 25%.
Mídia Externa: 11,3%.
Rádio: 6%.
Televisão: 2,5%.

Publicidade na Web
Internet: Terceiro Veículo de maior alcance no Brasil.
87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar: Produtos e serviços antes de comprar.
90% dos consumidores escutam sugestões e reclamações de pessoas conhecidas na web (através das redes sociais).
70% confiam nas opiniões expressadas via Internet.

Portanto, diante dos fatos, não há argumento! O potencial da Internet como veículo de comunicação, entretenimento e publicitário é uma realidade, e só irá crescer. Não adaptar-se ao mundo virtual, portanto, será o mesmo que perder o bonde para o sucesso na nova década que se inicia. Pense nisto!

Marcia Cruz