sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pesquisador francês realiza palestra sobre coqueiro nesta nsegunda,24, em Aracaju

O cientista Roland Bourdeix , pesquisador sênior do Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), realiza palestra em Aracaju, na próxima segunda-feira (24), sobre a cultura do coco.

Intitulada ‘Coqueiros: a busca pelas variedades perdidas’, a palestra de Bourdeix em Sergipe é promovida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e abordará diversos aspectos da palmácea.

O pesquisador fará um histórico do coqueiro desde sua ocorrência natural nas ilhas tropicais antes do aparecimento do homem, passando pelo recorte cultural, em que a planta integra a vida e o imaginário das aldeias há milhares de anos. Ela abordará, também, o coqueiro enquanto cultura industrial, com o desenvolvimento de grandes plantações ao longo dos últimos dois séculos. O enfoque final é sobre o coqueiro enquanto cultura ligada ao turismo, como símbolo de lugares exóticos, e o seu papel ecológico.

Ele proferirá duas palestras na segunda-feira (24). A primeira, às 10h00, será no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros. A segunda acontece no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, no Nerem (Núcleo de Estudo de Pesquisa em Recursos Naturais) c+om foco específico para professores e estudantes de graduação.

As palestras são gratuitas e dirigidas a estudantes, professores e profissionais de ciências agrárias, viveiristas, paisagistas, pessoas que trabalhem com o ecoturismo e envolvidas com a produção e comercialização do coco.
Reunião Técnica

Bourdiex cumpre agenda técnica no Brasil participando da ‘Reunião técnica entre instituições de pesquisa nas áreas de recursos genéticos e melhoramento de coco’, promovida pela Embrapa em parceria com a UFS e a empresa Sococo.

O cientista francês debaterá com pesquisadores da Embrapa as ações desenvolvidas no Banco Internacional de Germoplasma de Coco (ICG-LAC), sediado no campo da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Itaporanga D’Ajuda, no litoral sul de Sergipe, que será visitado pela comitiva, além de plantios em Neópolis, no Baixo São Francisco.


SERVIÇO
Palestra ‘Coqueiros: a busca pelas variedades perdidas’
Dia 24/10 (segunda-feira),
10h (todos), no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros
15h (estudantes e professores de graduação) no Campus UFS – São Cristóvão - Nerem (Núcleo de Estudo de Pesquisa em Recursos Naturais)
Contato: (79) 4009-1316 / sac@cpatc.embrapa.br / Aline Moura

*Inscrição Gratuita