quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Da Bahia para São Paulo, empreendedor mostra como construir uma história de sucesso


A pesquisa mundial, produzida pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em abril deste ano, apontou que o Brasil tem a maior taxa de empreendedores iniciantes do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e do BRIC (países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China). Isso comprova que os brasileiros não ficam esperando por uma boa colocação no mercado de trabalho apenas como empregado. As pessoas estão atentas às necessidades e inovações ligadas ao empreendedorismo, e a partir daí, abrem o seu próprio negócio (micro, pequena, média ou grande empresa) em busca de novas oportunidades de crescimento profissional.


Nesse perfil encontra-se o empreendedor Weliton Nascimento, formado em Direito, Contabilidade e Administração. Nascido em Ilhéus, ele chegou a São Paulo no ano de 1986, para trabalhar como operário de obra numa pequena indústria de pré-moldados. “Percebi minha oportunidade, quando o Departamento Pessoal da construtora precisou de um datilógrafo. Eu sabia ‘catar milho’, mas logo me candidatei e fui ficando. Daí comecei a aprender datilografia e as rotinas de recursos humanos”.


Com o passar do tempo, realizou três cursos universitários para adquirir conhecimentos na área e crescer profissionalmente. Em 1996, veio uma nova chance, passou a recrutar e terceirizar mão de obra para o próprio patrão. Para isto, assumiu uma pequena empresa de consultoria em RH.


O negócio deu tão certo que passou a atender algumas pequenas construtoras. Tropeços à parte, em 1997, fundou a AREZZA. A consultoria surgiu na cidade de São Paulo, prestando serviços de administração de cargos e salários; recrutamento e seleção de pessoal e locação de mão de obra, tanto temporária como CLT.


Para vencer, Nascimento conta que sua estratégia foi ter persistência e ir atrás de seus objetivos. “Em 1986, queria uma oportunidade melhor de emprego, então me mudei para São Paulo, e hoje mantenho uma empresa com mais de 7 mil colaboradores”, revela.


A AREZZA tornou-se um fenômeno empresarial, capaz de crescer em média mais de 20% ao ano. “Nossa empresa é reconhecida como exemplo de consultoria de RH, se destacando ao lado de outras, em um mercado no qual muitas não se firmam e quebram. Crescemos sem capital estrangeiro e com investimentos essenciais permanentes próprios”, garante o empreendedor.


Diferenciais como pagamento dos direitos trabalhistas para diversas categorias, sede própria, aplicações financeiras, campanhas publicitárias e novas formas de gerenciamento fizeram da Arezza RH uma das melhores empresas do setor. Exemplos como este devem ser mostrados e seguidos, “mas sua efetividade necessita de planejamento para manter o sucesso, pois a cada dia surgem novos empreendedores no Brasil, com metas e sonhos”, aconselha Nascimento.




Com 14 anos de história, a empresa de Weliton Nascimento é um desses casos, por isso conquistou em 2010, o Prêmio Top of Quality, criado pela O.P.B. – Ordem dos Parlamentares do Brasil.

Em 2011, é forte candidata para o prêmio Latin American Quality Awards.

Siga-nos no http://twitter.com/@linkportal
Arezza Recursos Humanos
(www.arezza.com.br)


Fundada em 1997, a Arezza fornece consultoria em Recursos Humanos, oferecendo serviços de recrutamento, seleção, contratação e administração de mão de obra efetiva (CLT), temporária ou terceirizada, além de promover a capacitação operacional, técnica e especialista e, ainda, gerenciar processos de outplacement e downsizing.


Nesses 14 anos de existência já é responsável por mais de 1 milhão de contratações pela construção civil, varejo, serviços gerais, segurança e agronegócio. Recentemente criou uma divisão especializada em cargos de alta gerência e diretoria, por meio de head-hunting. Seu moderno sistema de administração coordena seu contingente de 5.500 trabalhadores, pela Internet, 24 horas.


Seus processos de contratação seguem todas as normas trabalhistas vigentes no País, bem como, as convenções coletivas de cada sindicato. Por seu mérito e atuação, recebeu, em 2010, o Prêmio Top of Quality, criado pela O.P.B. – Ordem dos Parlamentares do Brasil.


Possui escritórios nas principais capitais brasileiras e uma filial em Orlando (EUA). Cerca de 10% das 500 maiores empresas nacionais utilizam suas unidades de negócio.