quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Final de ano: empresas apostam em eventos de confraternização.


O final do ano está chegando, e as empresas começam a planejar suas festividades de encerramento das atividades de 2011. Veja as dicas que Clarice Pereira, coordenadora da LINK Portal da Comunicação, dá para que sua empresa fortaleça a imagem junto ao seu público interno e externo.


O ano de 2011 está acabando! Junto com ele vêm as duas festividades mais esperadas: o Natal e o Réveillon. No meio empresarial, as empresas preparam eventos de confraternização internos, com o objetivo de homenagear e agradecer seus colaboradores, além de fortalecer a relação com os clientes e prospectar novos.


Para Clarice Pereira, jornalista especializada em Marketing e coordenadora da LINK Portal da Comunicação, os eventos de confraternização são práticas cada vez mais frequentes no meio empresarial. “A maioria das pessoas passam mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar. Alguns colegas viram amigos, outros ainda não se conhecem muito bem, por isso é importante um momento de descontração e diversão.”, afirma.


Para a coordenadora da LINK, preparar eventos de confraternização significa fortalecer a imagem da empresa com o público interno e externo. “Internamente, são dirigidos aos funcionários da empresa. Podem ser realizados almoços, cafés da manhã, excursões com o objetivo de promover a integração dos colaboradores.”, afirma Clarice. Já externamente, o objetivo é fortalecer a relação com os clientes, os parceiros, os fornecedores e até prospectar novos consumidores. “Essas cerimônias abrangem vários tipos de encontro noturno, como jantares, confraternizações dançantes etc.”, completa.


As comemorações de final de ano trazem benefícios para os colaboradores, como o de ampliar a rede de relacionamentos e também para a empresa, que consolida a sua imagem institucional, no entanto, é preciso planejar as ações. “O ideal para atingir o sucesso de um evento corporativo é ter uma equipe preparada para produzir e obter os resultados esperados.” afirma Clarice.


Clarice Pereira faz questão de reforçar a importância do planejamento para a realização dos eventos de confraternização. “Esses tipos de encontros corporativos trabalham com a imagem institucional da empresa e demandam custos. Fazê-los sem prévio conhecimento e com um bom plano de comunicação poderá acarretar em prejuízos maiores e retornos frustrantes”.


A maioria das empresas contrata empresas terceirizadas para realizar o evento. Esses especialistas primeiro realizam um levantamento do perfil do público-alvo a ser atingido, depois elaboram um projeto estratégico para sua formatação. Após isso é feita a divulgação que inclui o envio de teasers, newsletters e e-mails marketing. “É preciso seduzir e convencer o convidado a participar da confraternização”, informa Clarice. Um exemplo de empresa para realizar o seu evento, é a LINK Portal da Comunicação. “Aqui nós trabalhamos desde a concepção, estruturação, logística de atividade até a divulgação e programação”, completa.

Fonte: InformationWeek