sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bahia pleiteia sediar maior feira de negócios da indústria de aves e suínos, Avesui, em 2013


Avesui 2011 aconteceu de 17 a 19 de maio, em Florianópolis
A realização da Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (Avesui) na capital baiana, em 2013, foi pleiteada esta semana (dia 17), pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, juntamente com o presidente da Associação Baiana de Avicultura e Suinocultura, Marcelo Plácido, à coordenadora do evento deste ano, que aconteceu de 17 a 19 de maio em Florianópolis (SC), Andrea Gessuli.
Ela disse que a solicitação baiana será analisada com muito carinho havendo grandes possibilidades de êxito, não só pela importância da Bahia no cenário econômico, mas também pelo fato da feira nunca ter sido realizada no Nordeste. O maior evento do setor é tradicionalmente sediado no eixo Sul-Sudeste do Brasil, estando prevista para São Paulo em 2012.
No próximo ano, a Bahia sediará o 24º Congresso Mundial de Avicultura (WPC), que será realizado de 5 a 9 de agosto, no Centro de Convenções, trazendo a Salvador mais de quatro mil participantes, entre empresários e investidores de mais de 100 países.
Para o presidente da Associação Baiana de Avicultura e Suinocultura, a realização da Avesui em Salvador possibilitará aos empresários conhecerem de perto o potencial da avicultura e suinocultura do estado. “O evento será uma oportunidade para fazer negócios e mostrar as nossas potencialidades”. 
A Bahia é o único estado presente na Avesui 2011 com um estande, onde divulga as oportunidades de investimentos e convida os participantes para o maior evento da suinocultura nacional previsto para os dias 3 a 5 de agosto, no Hotel Pestana Bahia, em Salvador.
Salles destaca potencial da Bahia
Ao participar da abertura oficial do evento, o secretário Eduardo Salles disse que, apesar do estado ser o maior produtor e exportador de grãos do Norte e Nordeste, importa 50% da carne de frango, 75% da carne de suínos e 70% dos ovos que a população baiana consome.
Ele destacou que três regiões do estado têm potencial fabuloso para a instalação e ampliação de pólos avícolas e suinícolas. A oeste, que produziu na última safra, 4.7 milhões de toneladas (3.2 de soja e 1.5 de milho). A nordeste, centralizada em Paripiranga, que produziu 550 mil toneladas de milho. E a de Feira de Santana, um pólo já consolidado.
Todas essas regiões deverão ser visitadas, na segunda quinzena do mês de julho, pelo presidente da União Brasileira dos Avicultores, o ex-ministro Francisco Turra, e os proprietários de aviculturas e suinoculturas das regiões Sul e Sudeste do Brasil, como ficou agendado na feira.