Nestas quinta e sexta-feira (19 e 20), o Parque Tecnológico da Bahia será apresentado aos participantes de uma conferência latino-americana promovida, no Rio de Janeiro, pela Burril & Company, que investe em empresas ligadas às chamadas Ciências da Vida (biotecnologia, produtos farmacêuticos, dentre outros).
O encontro, que acontece de forma pioneira no Brasil, reúne cientistas, empresários, governantes e acadêmicos para discutir temas como saúde, biotecnologia e bioenergia. Ainda este ano, a Burril investirá cerca de US$ 150 milhões no País, por meio de um fundo global focado em empresas latino-americanas. Os recursos provêm de investidores, entidades governamentais, fundos de pensão, companhias globais e instituições internacionais.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, apresentará o projeto do Parque Tecnológico focando especialmente na área de biotecnologia e saúde. “A participação da Bahia em um evento com a presença de empresários e pesquisadores desse porte faz parte da estratégia de atrair empresas líderes do mercado mundial de biotecnologia para este empreendimento, que promete mudar a realidade econômica do nosso estado”. Ele pretende destacar os diferenciais do projeto baiano e os incentivos para atração e fixação de novas empresas na Bahia.
Empreendimento - O Parque Tecnológico foi concebido para atrelar o desenvolvimento científico e tecnológico ao setor produtivo e se constituir no principal instrumento de atração de pesquisa de ponta, abrigando um consórcio de pesquisas universitárias, incubadoras e empresas de base tecnológica. Será também um centro de convergência do sistema estadual de inovação na Bahia, nas esferas pública, acadêmica e empresarial.
O empreendimento é concebido em três eixos centrais - o da inovação (como instrumento de atração de empresas), da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica). A implantação da unidade está sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).